5 de maio de 2025

Capixaba Mito Games vence competição nacional na Gamescom Latam 2025 com game inspirado na história de Arariboia

Estúdio associado à Gamedev-ES, associação criada e desenvolvida nas dependências do Hub ES+, apresentou o jogo “Tupi: A Lenda de Arariboia” e foi o grande vencedor da Pitch Arena da Abragames, com decisão unânime dos jurados internacionais

A Mito Games, um dos estúdios mais tradicionais do Espírito Santo, foi a grande vencedora da Pitch Arena da Abragames na Gamescom Latam 2025, realizada no Centro de Convenções do Distrito Anhembi, em São Paulo. Com o jogo “Tupi: A Lenda de Arariboia”, a empresa capixaba encantou jurados internacionais e levou o prêmio máximo da competição voltada a estúdios brasileiros.

O feito representa um marco para o ecossistema de games do Espírito Santo. Segundo Marcelo Herzog, diretor executivo da Mito Games, o game foi selecionado entre os cinco finalistas para uma apresentação ao vivo diante de representantes de grandes empresas internacionais, que buscam investir em estúdios com projetos promissores. “A decisão foi unânime. Todos os jurados votaram no ‘Tupi: A Lenda de Arariboia’ como o melhor jogo da competição”, destaca.

A Associação e o Hub ES+

Com dez anos de atuação, a Mito é uma das fundadoras da Associação de Desenvolvedores de Jogos do Espírito Santo (Gamedev-ES), cuja criação ocorreu nas dependências do Hub ES+. “Até hoje, as reuniões da Associação acontecem lá, assim como diversas ações e atividades de fomento ao setor”, lembra Fabiano de Paula, presidente da Gamedev-ES. A conexão com o Hub se fortalece ainda mais com a participação constante da Mito em palestras, workshops e oficinas. “Sempre que somos convidados, participamos com prazer para incentivar a cultura dos games e fortalecer o desenvolvimento local”, afirma Herzog.

O jogo vencedor foi contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) e contou com o patrocínio do Grupo Águia Branca.  O game une narrativa potente com jogabilidade imersiva. A proposta chamou atenção pela originalidade e pela valorização da identidade cultural brasileira.

Para Lorena Louzada, gerente de Economia Criativa da Secretaria da Cultura do Espírito Santo, a conquista é motivo de orgulho: “Ver uma produção capixaba sendo reconhecida nacionalmente, ainda mais com um jogo que fala da nossa história, reforça que investir em talento local e políticas públicas de fomento traz resultados concretos. Conquistas como essa fortalecem nosso ecossistema criativo e inspiram novos criadores a sonhar mais alto”.

Inspiração para o mercado de games capixaba

Como desdobramento da premiação, a Mito Games revelou o desejo de realizar uma apresentação especial no Hub ES+ para compartilhar sua experiência e inspirar outros estúdios capixabas a participarem da competição nos próximos anos. “Queremos mostrar como funciona o processo, os critérios e dar dicas práticas para quem sonha em apresentar um projeto na Gamescom Latam”, explica Herzog.

Sobre a competição

A Pitch Arena, organizada pela Abragames, é uma competição que reúne estúdios brasileiros para apresentar pitches (apresentações) de seus jogos a uma banca de jurados formada por investidores e publishers internacionais. Nesta edição, o evento contou também com a presença da Steam e novos formatos voltados à América do Sul.

Sobre o Hub ES+

O Hub ES+, que faz parte do programa ES+ Criativo, é realizado pelo Governo do Estado do Espírito Santo sob coordenação da Secretaria da Cultura (Secult – @secult.es) em conjunto com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti – @secti.es), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes – @fapes.es) e em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA – @galpaoibca).

 

Informações à Imprensa

Coordenação de Comunicação HUB ES+
Miguel M. Ribeiro / (27) 99991-6991
comunicacao.hubes@ibcavix.org.br