A conversa aborda o papel do crédito na dinamização da economia criativa, reúne representantes de bancos e especialistas do setor, discute as linhas de crédito específicas para projetos criativos, os desafios enfrentados pelos empreendedores culturais e as oportunidades de inovação financeira. A conversa explora soluções para ampliar o acesso ao crédito e fortalecer o ecossistema criativo, promovendo o desenvolvimento sustentável e a inovação no setor.
Dev. territorial e comunitário

Hub ES+
Conversa Criativa
1
Crédito e Economia Criativa
com Priscila Ricardo (mediadora), Rozilda Barcelos Rossi (Aderes), Helton Braz Scarpe (Aderes), Danielle Corradi (Bandes), Naila Moraes de Souza (Sicoob ) e Marcellus Praça Sasso (Banco do Nordeste)
27/08 • 14h00 às 16h00
Auditório
Praça Costa Pereira, 30 - Centro
Vitória - ES
EVENTO GRATUITO

Priscila Ricardo (mediadora)
Doutora em Administração, com 17 anos de experiência em marketing para negócios. Atua como Gerente de Mentores no ICC, coordena o LabFuturos InovativES no ICCA e pesquisa criatividade e inovação para sustentabilidade em grupos da UFES e IFES.
Rozilda Barcelos Rossi (Aderes)
Graduada em Ciências Contábeis, pós-graduada em Terceiro Setor e graduanda em Licitações Públicas. Agente de Crédito habilitada do Programa Nossocrédito, atua na gestão dos Bancos Comunitários do Espírito Santo.Integra a assessoria do microcrédito junto à gerência estadual.
Helton Braz Scarpe (Aderes)
Gerente de Microcrédito na ADERES. Graduado em Sistemas de Informação - FAVI. Pós-graduado em Inovação e Empreendedorismo - UVV. Já atuou no setor privado por quase 20 anos em Soluções de Outsourcing de Impressão. Atualmente como servidor no governo do estado desde 2019.
Danielle Corradi (Bandes)
Gerente de Negócios no Bandes. Graduada em Ciências Contábeis pela UFES, e pós-graduação em Novos Negócios e Inovação, e especialista em Gestão da Diversidade.
Naila Moraes de Souza (Sicoob )
Graduada em administração, com MBA em Gestão Comercial de Produtos Financeiros e Gestão de Comercio Exterior, especialista em educação financeira.
Marcellus Praça Sasso (Banco do Nordeste)
Gestão Financeira e especializado em Gestão de Negócios. Atuando em Instituições Financeiras desde 1998. Funcionário do Banco desde 2006. Atuando com Microcrédito Rural e Urbano desde 2010. Atualmente Gerente do Escritório Regional do Crediamigo do ES.
Instituto de Inovação, Conhecimento e Ciências Aplicadas ICCA
O ICCA é uma instituição privada sem fins lucrativos que promove ciência, cultura, inovação e sustentabilidade com projetos de impacto. Reconhecido como ICT, atua com autonomia e coordena, com o Das Pretas, o Lab Futuros Inovatives, voltado à pré-aceleração de negócios socioambientais.
Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes)
Instituição que atua como o principal agente do desenvolvimento econômico e social do Estado. Seu foco está no financiamento de projetos produtivos, promoção da diversificação da economia, apoio à indústria, comércio, serviços e iniciativas sustentáveis. Destaca-se por sua forte atuação em diversos setores, geração de empregos e suporte à inovação e à sustentabilidade, inclusive colaborando com o plano de descarbonização estadual.
Banco do Nordeste
É o maior banco de desenvolvimento regional da América Latina, com a missão de atuar como banco de desenvolvimento sustentável para a Região Nordeste, Norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Um dos seus principais programas é o Crediamigo, o maior programa de microcrédito urbano do Brasil. Além disso, o programa conta com o Crediamigo Delas, exclusivo para mulheres empreendedoras, e oferece serviços como maquininha Crediamigo, aplicativo Crediamigo, orientações empresariais e ambientais, e canais de atendimento via WhatsApp e Instagram.
Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob)
É a maior rede de cooperativas financeiras do Brasil, presente em todo o país e estruturada em três níveis: cooperativas locais, centrais regionais e o Centro Cooperativo Sicoob. Diferencia-se pelo modelo cooperativo, no qual os associados são donos, participam das decisões e compartilham resultados reinvestidos nas comunidades. Oferece serviços financeiros completos com condições competitivas, garantidos pelo FGCoop, e tem como propósito promover justiça financeira, inclusão e desenvolvimento regional sustentável.
Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes)
Instituição que atua para fortalecer o desenvolvimento econômico do Espírito Santo a partir dos pequenos negócios. Com foco regional, promove projetos voltados a micro e pequenas empresas e empreendedores individuais, com acesso ao microcrédito produtivo e orientado, economia solidária, artesanato, cooperativismo e agroindústria familiar. Suas ações abrangem capacitação, assessoramento técnico, estímulo ao empreendedorismo, inclusão socioprodutiva e fortalecimento de grupos produtivos, sempre visando ampliar a competitividade e a sustentabilidade no estado do Espírito Santo.