Parceria

Educação infantil, território e territorialidade

com Marcus Vinicius Sant'Ana

21/07 • 09h00 às 12h00

Formação voltada para professores com a proposta de aprofundar o entendimento sobre o papel do território e da territorialidade na construção de experiências significativas para as crianças da Educação Infantil. Refletir sobre o espaço em que a escola está inserida, reconhecer suas características sociais, culturais e geográficas, e valorizar o território como campo educativo é essencial para fortalecer os vínculos entre os projetos pedagógicos e a vivência cotidiana das crianças. Mapear e conhecer os equipamentos públicos e comunitários do entorno — como praças, unidades de saúde, centros culturais, bibliotecas e outros — é um caminho para descobrir novas possibilidades de aprendizagem e articular práticas pedagógicas que dialoguem com o contexto local. Reconhecer, valorizar e incorporar a cultura capixaba aos projetos pedagógicos é parte fundamental desse processo. Promover o contato com manifestações culturais, saberes tradicionais, expressões artísticas e modos de vida do Espírito Santo é respeitar as raízes e fortalecer a identidade das crianças, ampliando a potência do território como espaço de aprendizagem. Estimular o olhar para além dos muros da escola, compreender a cidade como espaço educativo e promover o sentimento de pertencimento das crianças aos seus territórios é contribuir para a construção de uma cidade que acolhe, cuida e educa em todos os seus espaços.

Público Fechado


Auditório
Praça Costa Pereira, 30 - Centro
Vitória - ES

EVENTO GRATUITO

Marcus Vinicius Sant'Ana

Graduado em História e Mestre em Estudos Urbanos e Regionais, pela UFES. Leciona História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Pesquisa a cultura e história, com ênfase em culturas populares e elementos regionais. Atua como membro, pesquisador e gestor cultural no Instituto Raízes.

CMEI Carlita Correa Pereira

Unidade de ensino inaugurada em 1996 que atende às demandas do bairro da Piedade - Vitória, onde fica localizada, e do seu entorno. Hoje atende aproximadamente 160 crianças com idade entre 6 meses e 6 anos em tempo integral.

Grafismo decorativo azul