A conversa apresenta e discute os diferentes mecanismos públicos de fomento e políticas públicas voltadas para artistas e organizações culturais, explora as oportunidades e desafios para o desenvolvimento do setor cultural e aborda temas como editais de financiamento, programas de apoio à criação artística, políticas de incentivo à cultura e estratégias para fortalecer a relação entre instituições culturais e órgãos governamentais. A conversa promove o intercâmbio de experiências e informações e fortalece a capacidade de acesso a recursos e fomento institucional no campo da cultura.
Dev. territorial e comunitário

Hub ES+
Conversa Criativa
1
Fomentos Institucionais
com Niciane Castro (mediadora), Victor Guedes Barbosa (Fapes), Luiz Bellon (Secti) e Teca Magalhães (Secult)
26/08 • 14h00 às 16h00
Auditório
Praça Costa Pereira, 30 - Centro
Vitória - ES
EVENTO GRATUITO

Niciane Castro (mediadora)
É administradora e pesquisadora com foco em inovação, economia criativa e políticas de cultura. Mestre em Administração, atua no Ifes há 15 anos e integra programas e grupos que promovem políticas de cultura, desenvolvimento e cidadania.

Victor Guedes Barbosa (Fapes)
Gerente de Inovação da Fapes. É mestre em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (Ufes), pós-graduado em Eng. de Produção (PUC-MG) e graduado em Desenho Industrial e Design de Produto (Ufes/Unicesumar). Atua há mais de 10 anos com projetos ligados à inovação, tecnologia e políticas públicas.

Luiz Bellon (Secti)
Subgerente de Mobilização da Secti. É bacharel em Direito, atuando na articulação de iniciativas voltadas ao fortalecimento da inovação e integrante ativo no planejamento de contratações públicas estratégicas.

Teca Magalhães (Secult)
Subsecretária de Fomento e Incentivo à Cultura do Espírito Santo. Especialista em Gestão de Proc. Comunicacionais, Arte, Crítica e Curadoria e Gestão Pública. Foi gestora de Artes Cênicas do SESC-SP, atuou no Prog. de Ação Cultural/ PROAC - SECEC-SP e na Lei de Incentivo à Cultura/ LIC-DF.
Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti)
Instituição responsável por promover o desenvolvimento científico e tecnológico do Espírito Santo, com foco na inovação, na educação profissional e na melhoria da qualidade de vida. Com a missão de coordenar e fortalecer o sistema estadual de CT&I, busca integrar gestão estratégica, inclusão social e acesso ao trabalho, pautando-se em valores como inovação, ética, transparência e excelência.
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes)
Instituição que incentiva e financia projetos de pesquisa, inovação tecnológica e científica, além de apoiar programas de capacitação, publicações, intercâmbios e eventos acadêmicos. Seu objetivo principal é impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, promovendo novas tecnologias, geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida.
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult)
Tem por missão desenvolver, promover e preservar a cultura capixaba, incluindo manifestações artísticas, festivais, exposições e espaços culturais. Sua atuação garante aos cidadãos o pleno exercício dos direitos à cultura, liberdade artística e fomento à criatividade, trabalhando para valorizar e fortalecer identidade, memória e patrimônio cultural do Espírito Santo.