Audiovisual
Hub ES+
Conversa Criativa
1
Formar Plateias, Fortalecer o Cinema
com Guilherme Rebêlo (Mediação), Tânia Caju, Luiza Lubiana e Jussan Silva
11/12 • 17h00 às 19h00
Auditório
Praça Costa Pereira, 30 - Centro
Vitória - ES
EVENTO GRATUITO
Guilherme Rebêlo (Mediação)
É produtor cultural e gestor de projetos há mais de 15 anos. É diretor de produção do Festival de Cinema de Vitória, do Instituto Brasil de Cultura e Arte e da Galpão Produções.
Tânia Caju
Carioca, é a força criativa e estratégica por trás da Caju Produções. Com mais de 20 anos de experiência, atua na produção executiva de grandes shows e projetos culturais. Passou por palcos icônicos como o Circo Voador e a Fundição Progresso, e trabalhou com artistas como Milton Nascimento.
Luiza Lubiana
É coordenadora do Fecsta e atua no audiovisual desde 1990. Escritora e roteirista, dirigiu oito curtas e os longas Punhal (2015) e O Guardião da Aldeia (em produção). Gravou a websérie Catedrais Líquidas (2020). É diretora da Satírica Filmes e teve obras exibidas em grandes festivais.
Jussan Silva
Produtor e advogado, é o idealizador do FECIM - Festival de TV e Cinema de Muqui. Está como Presidente da ABD Capixaba na Gestão 2024-2026. É analista de conteúdo do Canal CineBrasilTV, integra a Comissão de Projetos da LICC. É ex-diretor de Turismo e Cultura de Muqui.
Festival de Cinema de Vitória - IBCA/Galpão Produções
É o maior evento de audiovisual do Espírito Santo e um dos mais antigos festivais de Cinema do Brasil. Com programação totalmente gratuita, promove a difusão do cinema brasileiro, formação de plateia, preservação da memória audiovisual e o intercâmbio entre a cultura e a educação.
Cine.Ema - Festival de Cinema Ambiental e Sustentável do Espírito Santo
Realizado pela Caju Produções, é um projeto social, cultural e ambiental de valorização dos aspectos ecológicos icônicos do distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim, dentro do cinema capixaba e nacional, envolvendo o meio ambiente e as questões sustentáveis, considerando a relevância da riqueza ecológica da comunidade e seu rico patrimônio histórico. Inspirado na Pedra da Ema, cartão postal do bucólico distrito de Burarama, o Cine.Ema promove a ampliação da consciência ambiental através do cinema, exibindo gratuitamente obras audiovisuais que tematizem o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável em mostras realizadas em rua, praça pública ou escolas. O evento realiza atividades paralelas de educação ambiental que relacionem a ruralidade do distrito, que é considerado a principal rota agroturística de Cachoeiro de Itapemirim, ao sul do estado.
FECSTA - Festival de Cinema de Santa Teresa
É um festival que acontece na cidade de Santa Teresa-ES desde 2018. Conta mostras competitivas de curtas-metragens vindos de diversos estados brasileiros, oficinas de capacitação para o cinema independente com alunos da rede publica de ensino. Junto com o Ifes, Campos de Santa Teresa, realiza ações ecológicas como recuperação de nascentes e apoiamos a cooperativa de material reciclado. Em parceria com Sesc e Senac, traz pessoas de renome nacional para palestras, como Rita Von Hunty, Leonardo Boff, Viviane Mosé, entre outros para palestra e também artistas do cenário nacional e capixaba como Elisa Lucinda, Simone Mazzer, Angela Ro Ro, Lordose pra Leão, Roberta de Razão, entre outros. O Fecsta também interage com a comunidade de Santa Teresa através da Banda de Música Círculo Trentino, como murais que permanecem por um ano, com performances e eventos gastronômicos junto aos restaurantes da Rua do Lazer.
FECIM - Festival de TV e Cinema de Muqui
É realizado desde 2012 em Muqui, o maior Sítio Histórico do Estado do Espírito Santo. O projeto foi idealizado por Jussan Silva e Silva no intuito de promover a Economia Criativa da cidade através do Audiovisual. O objetivo da iniciativa é potencializar o cinema em comunidades interioranas, contribuindo para o acesso à informação e à difusão da cultura. Além disso, propõe fortalecer e apoiar a produção independente, visando contemplar as diversas visões da diversidade audiovisual brasileira.