22 de agosto de 2024

“Ninguém vai tirar a criatividade de nós. Somos um povo que lidou com as violências através da arte”, diz Maria Marighella em palestra sobre Política Nacional das Artes, no Hub ES+

No evento, a presidenta da Funarte destacou a importância da cultura como tecnologia e solução criativa para transformação das crises

Foto: William Caldeira/Acervo Hub ES+

As políticas públicas nacionais de incentivo à cultura e às artes foram o foco da Conversa Criativa – Política Nacional das Artes, realizada na última sexta-feira (16) pela Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult-ES) no Hub ES+, em Vitória (ES), com a participação da presidenta da Fundação Nacional das Artes (Funarte), Maria Marighella, e do secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Fabrício Noronha.

Maria apresentou os rumos da Política Nacional das Artes e a importância desses esforços que têm sido fortalecidos desde a reabertura do Ministério da Cultura, que proporcionaram programas como o Funarte Rede das Artes, programa de difusão nacional que conta com o investimento de quase R$ 30 milhões para as artes brasileiras, que busca ampliar o direito ao acesso às artes em sintonia com a maior política nacional de fomento cultural dos últimos anos: a Política Nacional Aldir Blanc.

A presidenta da Funarte salientou ainda a importância de tratar e potencializar a produção cultural e artística como protagonistas no desenvolvimento social. “Nós, cultura e artes brasileiras, somos um povo que lidou com as violências através dessa expressão: a arte. A inteligência, a imaginação e a criatividade brasileiras estão produzindo muita coisa importante para o futuro. Diante das crises, a cultura não seria regeneração? E criatividade não seria o ativo principal das saídas comuns? A cultura antecipa a política pública, que muda a vida. É importante que a gente coloque a cultura em bom lugar de responsabilidades, não como acessório”.

Ao conhecer e visitar o Hub ES+ – primeiro hub público voltado para a economia criativa do Espírito Santo  –, a gestora saudou e parabenizou o trabalho realizado no espaço, incentivando seu potencial em fomentar as oportunidades para artistas, produtores culturais e diversos atores da cultura local.

Primeira mulher nordestina a ocupar a presidência da Funarte, Maria Marighella já atuou na gestão pública como assessora especial da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, como coordenadora de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia e da Funarte. Foi eleita vereadora pela Câmara Municipal de Salvador em 2020, mandato do qual está licenciada. É atriz graduada pela Escola de Teatro da UFBA, a primeira escola de teatro em nível superior do Brasil. Atuou em diversos espetáculos, entre eles “Clarices” (1998), premiado no Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga e “Marighella Vive”Dirigiu o grupo Teatro em Boa Companhia com Wanderley Meira, e durante oito anos integrou, fez pesquisa, produção e circulou com espetáculos da Companhia do Teatro Visível. No cinema, integrou o elenco do longa-metragem “Meteoro” (2007), do portorriquenho Diego de La Texera (2007), e participou recentemente do Festival de Cinema de Berlim com “Marighella” (2019), filme dirigido por Wagner Moura no qual interpreta a avó paterna.

O Hub ES+, que faz parte do programa ES+ Criativo, é realizado pelo Governo do Estado do Espírito Santo sob coordenação da Secretaria da Cultura (Secult), em conjunto com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Coordenação de Comunicação do Hub ES+
Lais Rocio | (27) 99993-9189