Na última terça-feira (14), o Hub ES+ comemorou os seus dois anos de existência com uma programação diversa que buscou trazer reflexões sobre a economia criativa enquanto vetor de desenvolvimento territorial. A celebração do aniversário também foi um momento para compartilhar os principais resultados das ações realizadas pelo Hub ES+ e apresentar as suas perspectivas de futuro. Espaço que se consolidou como ponto de convergência entre cultura, inovação e economia criativa do Espírito Santo, o Hub ES+ é um equipamento público que tem contribuído para qualificar os agentes criativos e para aproximá-los de outros agentes e de instituições parceiras.
O Hub ES+ é um espaço de todos que criam, aprendem, compartilham e acreditam que a cultura e a inovação são caminhos possíveis para promover o desenvolvimento pautado na diversidade e na sustentabilidade. Nesses dois anos, esse equipamento público já realizou quase 2 mil atividades, totalizando mais de 7 mil horas de programação, com 26 mil vagas ofertadas e 521 profissionais envolvidos. São dados que revelam um movimento vivo e crescente, que ultrapassa as paredes do prédio e reverbera em toda a cadeia da economia criativa capixaba.
A gerente de Economia Criativa da Secult, Lorena Louzada, sintetizou o impacto dessa trajetória: “10% da população no Espírito Santo estão ocupadas em atividades criativas. Esses dados são de 2024. A gente já percebe que, desde 2012, traz um crescimento dessa ocupação. De 2012 a 2024, teve um aumento de 51%, aproximadamente, e uma taxa de informalidade menor comparada aos dados regionais e nacionais, que é um dado que tem sido bem positivo.”
Celebrar a criatividade como vetor de desenvolvimento

A atividade que abriu a programação de aniversário de dois anos do Hub ES+ foi a Oficina “Territórios Criativos”, conduzida pelo Coordenador-Geral de Estratégia Produtiva na Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura, André Lira.
Ele destacou o significado de trazer uma formação como essa para dentro do Hub: “O primeiro local que eu estou vindo fazer essa oficina, esse debate com os criativos é aqui. E isso é importante pra gente porque o trabalho que vocês têm realizado aqui, o trabalho enquanto política pública, o trabalho na relação com os criativos, é de uma referência muito grande pra gente em todo o país. Eu circulo bastante e realmente não conheço outro espaço com essa capacidade aglutinadora e transversal.”
Na sequência, a Cerimônia Oficial de Aniversário reuniu representantes do Governo do Estado, do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), instituições parceiras, representantes da comunidade do Centro de Vitória e de outros diversos coletivos e agentes que frequentam e utilizam o Hub ES+ desde sua inauguração. O clima era de celebração e gratidão.
O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, ressaltou a alegria de quem acompanha o Hub ES+ desde o nascimento: “Ficou muito claro como este espaço é importante pro encontro, para a troca. E ele foi pensado e planejado com muito carinho por nossa gestão, justamente pra trazer uma nova possibilidade de troca pra essa rede de criativos tão forte que o Espírito Santo já tinha. Hoje a gente percebe, após pesquisas, o quanto expandiu a participação de pessoas ocupando o setor. Isto é uma alegria e é resultado e fruto deste trabalho.”
O momento foi marcado também pela fala da diretora executiva do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), Larissa Delbone, que reforçou a dimensão simbólica do espaço para o Estado: “É uma honra muito grande para o Instituto fazer parte desta construção. É incrível como um espaço em tão pouco tempo conseguiu ocupar um lugar tão importante, tanto na economia criativa do nosso Estado, quanto na convivência e na fruição dos equipamentos públicos.”
“Mais um ano de Hub. A gente faz parte dessa equipe que ajuda a conduzir e coordenar esse Hub. E pra gente tem sido um prazer, tem sido extraordinário estar aqui. Eu tenho aprendido todos os dias”, afirmou o subgerente de Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento na Sect, Hendricson Kerrigan.
O Centro de Vitória enquanto território criativo
A instalação do Hub ES+ no Centro de Vitória é uma aposta na vocação cultural e criativa desse importante território para história e para identidade do capixaba. O Centro de Vitória é um território dinâmico, criativo e afetivo, aqui reside uma comunidade animada e orgulhosa, e que nutre o pertencimento de seus moradores com inventividade, festa e tradição. Assim, tudo que esse território representa em termos de patrimônio e história e também enquanto lugar potente para o desenvolvimento de futuros, é uma das grandes motivações para o Hub ES+ está sediado no Centro.
Presente na Cerimônia de Aniversário, Stael Magesck, diretora da Associação de Moradores do Centro Histórico de Vitória (Amacentro), viu o Hub ES+ nascer e crescer. Em sua fala ela ressaltou o quanto esse equipamento já está integrado com a comunidade local. “Eu me sinto realmente em casa aqui, gosto demais. É muita alegria essa conexão, tanto que o Hub, nesses dois anos, tem feito essa integração entre moradoras e moradores.”
A casa dos criativos capixabas
Ser um ponto de referência para o setor criativo, com a oferta de atividades e disponibiliza de estrutura para acolher os diversos segmentos criativos, é uma das principais razões de existir do Hub ES+ que, ao longo desses dois anos, contribuiu para que os criativos capixabas melhorassem suas ideias e expandissem seus empreendimentos.
Uma via importante para o desenvolvimento dos setores criativos é o associativismo: por meio da auto organização, os talentos individuais são transformados em força coletiva. Exemplo disso é a área de desenvolvimento de games, que em junho de 2024 passou a contar com a Game DevES – Associação de Desenvolvedores de Games do Espírito Santo.
Também presente na Cerimônia, o presidente da Game DevES, Fabiano de Paula, expressou o orgulho de fazer parte dessa comunidade em expansão que é o Hub ES+: “A gente viu isso aqui quando tava tudo sujo de pó ainda, quando estava sendo construído. A gente veio aqui, fez reuniões, montou o estatuto do Game DevES, formalizou a associação. Então aqui no Hub ES+ a gente considera a nossa casa.”
Ao longo do dia, a programação seguiu com a Conversa Criativa “Cidadania cultural e desenvolvimento territorial”, que reuniu Karina Ruiz, André Lira, Carolina Ruas e Lia Baron em um debate inspirador sobre o papel da cultura como direito e motor de desenvolvimento.
Em seguida, o público acompanhou o lançamento do livro “Pacto Pela Cultura”, uma coletânea organizada por Lia Baron e Juliana Carneiro, com realização da Firjan SESI e co-realização da Arte:Fato e da Universidade Federal Fluminense (UFF).
A obra reúne artigos de pesquisadores e gestores culturais de diferentes regiões do país e propõe uma reflexão sobre os pactos federativos e sociais necessários para o fortalecimento da cultura no Brasil.
Entre os textos, destaca-se o artigo “Corresponsabilização no fomento à cultura: a experiência do programa fundo a fundo no Espírito Santo”, de Carolina Ruas, que apresenta o modelo de descentralização de recursos e coinvestimento entre o Governo do Estado e os municípios capixabas.
Para encerrar o dia, o Grupo Z de Teatro subiu ao palco com o espetáculo “Os Fuzis de Teresa Carrar”, uma encenação potente sobre resistência, escolhas e humanidade, que emocionou o público e arrancou aplausos de pé.
Sobre o Hub ES+
O Hub ES+ é um espaço público de cultura e inovação localizado na Praça Costa Pereira, 30, Centro, Vitória. Ele integra o programa ES+ Criativo, uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo e da Mobilização Capixaba pela Inovação, coordenada pela Secretaria da Cultura (Secult – @secult.es), em conjunto com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti – @secti.es). O projeto do Hub ES+ conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes – @fapes.es) e com a parceria do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA – @galpaoibca). O projeto do Hub ES+ conta com recursos do Fundo Estadual da Ciência Tecnologia e Inovação.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br
Coordenação de Comunicação HUB ES+
Miguel M. Ribeiro / (27) 99991-6991
comunicacao.hubes@ibcavix.org.br